#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas
A Chamada Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas elaborada para atender indústria internacional de referência na fabricação de fitas industriais busca solução em inovação aberta para identificar, selecionar e apoiar a melhor soluções tecnológicas e/ou de negócio para melhorar a destinação correta de seus resíduos industriais. Busca-se propostas inovadoras que atendam à melhor destinação sustentável de resíduos sólidos gerados no processo produtivo
A chamada oferece uma oportunidade para pesquisadores e empreendedores apresentar uma tecnologia inovadora, e ainda ser reconhecido por ela, recebendo apoio para implementa-la para atender a demanda da indústria investidora localizada no Polo Industrial de Manaus. Essa é uma chamada pública, realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio).
#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas
#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas
A chamada contempla a busca por uma melhor destinação do total de resíduos gerados mensalmente pela empresa multinacional produtora de fitas adesivas industriais, que atualmente são agrupados em dois grupos:
4 caçambas grandes de resíduo industrial, composto de um mix de tubetes de papelão e fitas adesivas diversas (com suporte de papel, tecido e plástico);
3 caçambas grandes de material comum,reciclável (papel, plástico etc.);
Aceita-se propostas para destinação de todos os resíduos acima citados, total ou parcialmente, desde que o novo destino seja comprovadamente mais sustentável e correto ambientalmente do que a incineração ou aterro
São elegíveis soluções como (mas não se limitando a):
#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas
#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas
#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas
A proposta selecionada pela chamada receberá R$ 700.000,00 (setessentos mil reais) via Programa Prioritário de Bioeconomia para implementação da solução e atendimento da demanda de forma completa ou parcial da industria investidora.
Adicionalmente, os benefícios às soluções selecionadas será de visibilidade e suporte, conforme os seguintes itens:
#Elos da Amazônia 2024
A banca avaliadora será formada por especialistas de reconhecida atuação na área de tecnologia, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e gestão da produção (EHS – Saúde, Segurança e Meio Ambiente), com objetivo de conduzir o processo de seleção da premiação.
Engenheiro Químico com mestrado em Biotecnologia com ênfase em Gestão da Inovação, MBA em Gestão de Negócios e MBA em P&D de Cosméticos. Atualmente atua na Iniciativa estratégica Inovação em Bioeconomia como Gerente de Inovação Aberta e ESG do IDESAM.
Karol de Souza Barbosa é engenheira florestal, mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais, com trajetória voltada à valorização dos recursos da Amazônia. Possui experiência em análise de óleos amazônicos, gestão da qualidade em laboratórios de pesquisa e coordenação de projetos de inovação. Atualmente, atua na gestão do Programa Prioritário de Bioeconomia.
Dayane Oliveira é engenheira de produção com sólida formação acadêmica, incluindo pós-graduação em gestão de projetos, gestão da produção e logística. Ao longo de sua carreira, adquiriu vasta experiência em EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e supply chain, destacando-se pela capacidade de otimizar processos e garantir a eficiência operacional.