logo elos

Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Inscrições até 24/08/2025

#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Sobre a Chamada

A Chamada Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas elaborada para atender indústria internacional de referência na fabricação de fitas industriais busca solução em inovação aberta para identificar, selecionar e apoiar a melhor soluções tecnológicas e/ou de negócio para melhorar a destinação correta de seus resíduos industriais. Busca-se propostas inovadoras que atendam à melhor destinação sustentável de resíduos sólidos gerados no processo produtivo

A chamada oferece uma oportunidade para pesquisadores e empreendedores apresentar uma tecnologia inovadora, e ainda ser reconhecido por ela, recebendo apoio para implementa-la para atender a demanda da indústria investidora localizada no Polo Industrial de Manaus. Essa é uma chamada pública, realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio).

logo

#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Quem pode participar?

ICTs credenciadas no CAPDA ou Startups constituídas na forma de sociedade empresária cuja sede ou filial localiza-se, obrigatoriamente, nos estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) ou no estado do Amapá. E, que apresente 2 (duas) das características, conforme especificadas no edital.

Obs: O recurso é oriundo da lei de informática da SUFRAMA que atua na Amazônia Ocidental (RR, RO, AM, AC) e Amapá. Por isso, algumas das nossas ações não abrangem toda a Amazônia Legal.

Inscreva-se

#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Linhas tecnológicas de atuação


A chamada contempla a busca por uma melhor destinação do total de resíduos gerados mensalmente pela empresa multinacional produtora de fitas adesivas industriais, que atualmente são agrupados em dois grupos:

40 Toneladas por mês

4 caçambas grandes de resíduo industrial, composto de um mix de tubetes de papelão e fitas adesivas diversas (com suporte de papel, tecido e plástico);

24 toneladas por mês

3 caçambas grandes de material comum,reciclável (papel, plástico etc.);



Aceita-se propostas para destinação de todos os resíduos acima citados, total ou parcialmente, desde que o novo destino seja comprovadamente mais sustentável e correto ambientalmente do que a incineração ou aterro

São elegíveis soluções como (mas não se limitando a):

  • Reciclagem direta ou indireta
  • Coprocessamento
  • Cogeração de energia
  • Upcycling
  • Transformação em matérias-primas para outros setores (ex: construção civil, embalagens, artesanato, compostagem, etc.)
  • Novos produtos ou aplicações inovadoras, desde que fora do processo da própria Empresa Investidora
  • Não há restrições quanto ao tipo de tecnologia ou destino, exceto pelo fato de que o resíduo não precisa ser utilizado internamente pela Industria Investidora

Inscreva-se

#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Etapas da Chamada

Icon
Lançamento da chamada
27 de Junho de 2025
Icon
Inscrições para a chamada
27 de junho a 24 de agosto de 2025
Dentro dessa fase, candidatos que queriam solicitar amostras para fazer testes, assegurando que sua solução atende as demandas, deverão faze-lo até dia 06/08/25 pelo email [email protected], sendo as amostras entregues até o dia 08/08/25.
Icon
Divulgação dos selecionados para o Pitch Day
26 de agosto de 2025
Icon
Pitch com classificados
03 de setembro de 2025
Icon
Divulgação do ganhador
04 de setembro de 2025

#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Benefícios para as Startups Selecionadas

1. Apoio através de consultorias para estruturação do negócio
2. Apoio na preparação de projetos para receber aporte via P&D
3. Acompanhamento para o desenvolvimento do negócio
4. Apresentação aos atores das cadeias produtivas e conexão com incubadoras, aceleradoras e investidores
5. Divulgação do projeto/negócio na vitrine de captação de investimento do PPBio

#Elos da Amazônia 2025 - Edição Desafio Industrial: Resíduos de Fitas

Premiação da chamada


A proposta selecionada pela chamada receberá R$ 700.000,00 (setessentos mil reais) via Programa Prioritário de Bioeconomia para implementação da solução e atendimento da demanda de forma completa ou parcial da industria investidora.

Adicionalmente, os benefícios às soluções selecionadas será de visibilidade e suporte, conforme os seguintes itens:

  • Apoio na preparação de projetos para receber aporte via P&D
  • Acompanhamento para o desenvolvimento do projeto
  • Conexão com incubadoras, aceleradoras e investidores, caso necessário
  • Divulgação do projeto/negócio na vitrine de captação de investimento do PPBio

#Elos da Amazônia 2024

Banca avaliadora


A banca avaliadora será formada por especialistas de reconhecida atuação na área de tecnologia, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e gestão da produção (EHS – Saúde, Segurança e Meio Ambiente), com objetivo de conduzir o processo de seleção da premiação.

Paulo Simonetti

Gerente de Inovação Aberta e ESG do IDESAM

Engenheiro Químico com mestrado em Biotecnologia com ênfase em Gestão da Inovação, MBA em Gestão de Negócios e MBA em P&D de Cosméticos. Atualmente atua na Iniciativa estratégica Inovação em Bioeconomia como Gerente de Inovação Aberta e ESG do IDESAM.

Karol Barbosa

Gerente de Operações do Programa Prioritário de Bioeconomia

Karol de Souza Barbosa é engenheira florestal, mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais, com trajetória voltada à valorização dos recursos da Amazônia. Possui experiência em análise de óleos amazônicos, gestão da qualidade em laboratórios de pesquisa e coordenação de projetos de inovação. Atualmente, atua na gestão do Programa Prioritário de Bioeconomia.

Dayane Oliveira

Gerente de EHS

Dayane Oliveira é engenheira de produção com sólida formação acadêmica, incluindo pós-graduação em gestão de projetos, gestão da produção e logística. Ao longo de sua carreira, adquiriu vasta experiência em EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e supply chain, destacando-se pela capacidade de otimizar processos e garantir a eficiência operacional.

Realização

Icon
Icon
Icon
Icon
Icon